Close Menu
Mães de Peito
Facebook X (Twitter) Instagram
Posts recentes:
  • Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções
  • Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas
  • Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU
  • Saúde mental e adoção: como apoiar mães na chegada de um novo filho
  • Vítimas de violência obstétrica têm mais dificuldades para amamentar
  • Após sofrer 5 abortos e passar 10 anos tentando engravidar, administradora descobre endometriose
  • Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP
  • Casas de parto de São Paulo registram 638 nascimentos em 2021
X (Twitter) Facebook Instagram RSS
Mães de Peito
  • Home
    Featured
    Recent
    14 de agosto de 2024

    Usar tela como “chupeta” pode afetar capacidade de a criança regular emoções

    2 de julho de 2024

    Congelamento de óvulos: 17 perguntas sobre o procedimento respondidas

    31 de maio de 2023

    Mortalidade materna dobra no Brasil e se distancia de meta da ONU

  • Gravidez
  • Parto
    • Cesárea
      • Quais são as reais indicações
    • Parto normal
      • Fases do trabalho de parto
      • Doulas
      • Saiba se chegou a hora
    • Plano de parto
    • Pós-parto
  • Violência obstétrica
    • O que é
    • Como denunciar
    • Envie seu relato
  • Amamentação
    • Como fazer a pega correta
    • Quais as posições para amamentar
    • Ordenha e cuidados
    • Doe leite materno
  • Cuidados com os filhos
    • Bebês
      • Banho
      • Sono
      • Doenças
      • Desfralde
    • Alimentação
      • Alergia alimentar
    • Criação com apego
    • Infância
  • Maternidade real
    • Direitos das mulheres
    • História de mãe
    • Empreendedorismo materno
    • Comportamento
    • Minhas viagens
  • Loja
Mães de Peito

Ministério da Saúde desaconselha parto domiciliar; especialistas criticam

0
By admin on 22 de dezembro de 2021 Parto, Parto domiciliar

O parto domiciliar planejado é uma opção para as gestantes de risco habitual e que normalmente é atendido por enfermeiras obstetras e/ou obstetrizes. O Ministério da Saúde, no entanto, emitiu uma nota técnica onde “desaconselha o parto domiciliar no contexto brasileiro”. Para ler a nota na íntegra clicar aqui.

Obstetras humanizados, doulas, obstetrizes e profissionais que atendem partos domiciliares criticaram a medida e criaram uma carta de repúdio onde mostram que o parto em casa é seguro para gestantes de risco habitual.  A nota diz que a escolha do local de parto “deve ser balizada pelo protagonismo da mulher ou pessoa gestante, a quem deve ser garantida informação de qualidade sobre os riscos e benefícios das diferentes alternativas de local de parto, para que possa tomar uma decisão informada. Reforça ainda que gestantes devem ter seus direitos e escolhas respeitados, inclusive no que tange à decisão sobre o seu local de parto”.

Assista o vídeo: parto domiciliar durante a pandemia

O Ministério da Saúde diz na nota técnica que o ambiente hospitalar é o local de maior segurança para parir, mas a própria nota não menciona as casas de parto, que atendem também pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que são uma outra opção para as parturientes. “Se houvesse intenção de efetivamente orientar a escolha informada de gestantes brasileiras em relação ao local de parto, todos os locais de parto deveriam ter sido abordados e discutidos de forma objetiva, oferecendo subsídios para a tomada de decisão pelas protagonistas do processo de parturição. Casas de parto são locais de nascimento com sólido suporte nas evidências, no contexto da gestação e parto de risco habitual, deliberadamente ignorados pela nota técnica”, diz a carta de repúdio.

A nota de repúdio  completa e o abaixo assinado podem ser acessados clicando aqui.

dstq-maternidade dstq-parto maternidade ativa parto domiciliar Parto humanizado
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Após sofrer 5 abortos e passar 10 anos tentando engravidar, administradora descobre endometriose

Confira as taxas de cesárea das principais maternidades de SP

Casas de parto de São Paulo registram 638 nascimentos em 2021

Leave A Reply Cancel Reply

SOBRE A AUTORA
Giovanna Balogh Autora do livro infantil "O Mamá é da Mamãe", que fala sobre o desmame gentil, a jornalista Giovanna Balogh, 41, passou a fazer reportagens sobre parto, aleitamento materno e direitos das mulheres após a maternidade. Ela é mãe de Bento, Vicente e Teresa. Formada em 2002 pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), trabalhou de novembro de 2005 a abril de 2015 na Folha de S. Paulo onde ocupou diferentes funções. Também foi repórter por três anos do extinto Jornal da Tarde. Após a maternidade, passou a focar sua carreira em saúde materno-infantil. Para entender e escrever melhor nesta área, fez formação como doula, instrutora GentleBirth e consultora em aleitamento materno. Atualmente é responsável pela Agência Mexerica e é pós-graduada em Marketing de Influência na PUC-RS.
Sobre o site

O site traz informações sobre maternidade ativa, parto respeitoso, amamentação, criação com apego e direitos das mulheres.
Contato: Para parcerias promocionais e de negócios, ou questões pessoais, entre em contato em: maesdepeito@gmail.com

>> Deu na mídia

Instagram
Siga no Instagram!
YOUTUBE

Inscreva-se no canal!

Facebook
Facebook
Mães de Peito © 2016 - Todos os direitos reservados. | Site criado por Capim Produções e Design.
  • Mapa do site
  • Contato
  • Saiba como anunciar

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.