Bebê que está bem não precisa ser acordado para mamar

15
Bebê que ganha peso não precisa ser acordado para mamar (Foto: Gabi Trevisan)

Bebê que ganha peso não precisa ser acordado para mamar (Foto: Gabi Trevisan)

Tudo o que uma mãe de um recém-nascido mais quer na vida é dormir. Mas, normalmente se o bebê ‘engata’ umas horinhas de sono a mãe é orientada a acordar o bebê para que não ultrapasse um determinado número de horas dormindo. Agora imagine que você está dormindo e alguém te acorda enfiando uma feijoada na sua boca. Seria legal?

O mesmo vale para o bebê. Se ele está dormindo, não está com fome e não há motivo para acordar o recém-nascido se ele está mamando bem e ganhando peso. A pediatra Marisa da Matta Aprile explica que somente o bebê que está com baixo ganho de peso que não pode ultrapassar seis horas sem mamar. “Acordar a criança quebra o sono dela onde são liberados importantes hormônios para o crescimento. Tem que deixar a criança descansar também”, explica a médica. Ela diz que as mães devem aproveitar para dormir sem peso na consciência.

LEIA MAIS: Para amamentação dar certo, não cronometre as mamadas

Marisa explica que ao ser acordado o bebê nem sempre vai mamar e que ao despertar, ficará choroso, vai demorar mais para dormir gerando um cansaço desnecessário para os pais.

Segundo ela, muitos médicos orientam as mães a acordar o bebê para mamar de três em três horas por falta de informação. “A grande maioria não conhece o leite materno e a proteção que ele dá. Acham que o bebê vai ter hipoglicemia [baixo nível de glicose no sangue] e ficam com receio dele dormir tanto”, diz Marisa, que coordena o banco de leite do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC). Ela ressalta que a amamentação exclusiva e em livre demanda (sempre que o bebê quer) são ótimas maneiras de combater a hipoglicemia.

A pediatra diz que também não é recomendado dar mamadeira na expectativa que o bebê durma mais – seja com leite de fórmula ou dando o leite materno para que a mãe possa descansar. “Dar mamadeira é um desastre pois dá o leite, seja o leite materno ou de fórmula, em um bico diferente e isso é um crime para o aleitamento”, diz a especialista.

LEIA MAIS: Mamadeira ‘milagrosa’ antes de dormir só serve para prejudicar a amamentação

Compartilhe!

15 Comentários

  1. Afirmação perigosa demais. Meu filho quase morreu porque o pediatra me mandou não incomodar ele quando estivesse dormindo. Resultado, baixa glicêmica e bebê gelado sem reação na porta do pronto atendimento. E meu filho não tinha baixo peso. Cada caso é e generalizar as coisas assim pode ser muito perigoso.
    Sinceramente, esse tipo de afirmação é um verdadeiro desserviço, a individualidade de cada caso deve ser respeitada. Antes pecar pelo excesso do que pela falta.

    • Concordo plenamente! Cada caso é um caso! O meu bebê era acordado de 3 em 3horas para mamar e, apesar do sono e do cansaço, não me arrependo em nenhum momento. Hoje ele tem 5 meses e meio, dorme a noite todo é super saudável e risonho!
      Procurem sempre um pediatra de confiança e o mais importante de tudo, conheça o seu bebe!

    • também concordo com sua opinião.
      é um absurdo transmitirem uma informação como essa, deveriam ser processados por incentivar a negligência

  2. Essa afirmação acerca da mamadeira tb é, no mínimo, generalista e tendenciosa, pois não é smp q uma mãe consegue a plenitude da amamentação e precisa ofertar a fórmula na mamadeira. Nem por isso é criminosa.

  3. Ótimo texto! Nele, diz-se em não acordar o recém nascido qdo há GANHO de peso adequado e que MAMADEIRA prejudica a amamentação. Peso adequado não quer dizer q está engordando conforme a necessidade e formula com certeza salva vidas, é só oferecer em copos para não haver confusão de bicos, se necessário. O texto está dizendo sobre dar fórmula para a criança dormir mais, o que é um palpite muito comum.

    • Francelle Fernandes em

      Minha filha dorme 12h, tem excelente ganho de peso, amamenta mais de fórmula pois não tenho muito leite mas mesmo assim não tem “confusão de bico” quando coloco ela no peito ela mama normalmente !! Texto generalizado demais

  4. Um bando de leigo contestando a opinião da coordenadora do BANCO DE LEITE sem qualquer exposição de fundamentos….

    ISSO SIM É UM DESSERVIÇO.

    PESQUISEM E EXPONHAM A CONCLUSÃO DO TRABALHO DE VOCÊS!

    O fato do filho de vocês terem passado por problemas, estatisticamente, é um dado descartável.

    • Perfeito Cledson. Só sem noção nos comentários…
      Quero ver essas “mãezonas de araque” verem, no futuro seu filhote sendo o baixinho da turma por culpa exclusiva da “boa intenção” da mãe na época da amamentação.
      Provado hoje que a fase mais importante do crescimento da criança são os primeiros meses, e o sono perfeito está diretamente relacionado.

  5. Leiam outras fontes e procurem entender o porquê alguns defendem que não precisa mamar a cada 3 horas!

    O terceiro estudo tem informações ótimas para quem quiser sair do pensamento limitado!

    1)https://www.prematuridade.com/index.php/interna-post/hipoglicemia-risco-para-o-prematuro-e-o-dilema-acordar-ou-nao-o-bebe-para-mamar–6490#:~:text=N%C3%A3o%20h%C3%A1%20pesquisas%20cient%C3%ADficas%20confi%C3%A1veis,comecinho%2C%20especialmente%20durante%20o%20dia.

    2) https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/35773/doc148.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    3) https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/diretrizessbp-hipoglicemia2014.pdf

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.