Aprenda como fazer o desmame sem traumas

153
Mãe deve estar certa de que chegou a hora de desmamar (Foto: Mães de Peito)

Mãe deve estar certa de que chegou a hora de desmamar (Foto: Mães de Peito)

Muitas mães se questionam quando é a hora de desmamar seu filho. Algumas optam em desmamar só de madrugada enquanto outras querem tirar o bebê totalmente do peito. A recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o bebê mame exclusivamente até o sexto mês de vida e como forma complementar a outros alimentos até dois anos ou mais. Então, quando é a hora de desmamar?

LEIA MAIS: Livro infantil ajuda a fazer desmame conduzido e respeitoso. Compre o seu aqui.

Primeiro de tudo é preciso que a mãe se informe e saiba quais os benefícios da amamentação prolongada e da livre demanda. Depois, se estiver convencida de que esse é seu desejo, pode fazer o chamado desmame conduzido. Vale ressaltar que o desmame pode ser feito de forma passiva, ou seja, a mãe opta em amamentar até que a criança decida não mamar mais ou de forma  gentil onde a mãe vai readequando a amamentação limitando a disponibilidade do peito, por exemplo.

A mãe pode oferecer o peito só antes da criança dormir ou em determinados momentos que ela ‘combinar’ com a criança, ou seja, ela vai aprender outras formas de atender as necessidades do filho até encerrar por completo a amamentação. Há casos de mães que fazem o desmame abrupto tirando o peito de um dia para o outro, mas  isso tende a gerar uma insegurança e uma frustração para a criança.

capamenor_site

A especialista em amamentação Bruna Betoli, que é mãe de três, diz que o primeiro passo para o desmame conduzido  é a mãe estar certa de que aquele é o momento de reduzir ou acabar com as mamadas.

“Somos uma sociedade que não apoia o aleitamento materno irrestritamente. Até por questões históricas e culturais. E isso se agrava quando o bebê passa da fase de aleitamento exclusivo, acima de 6 meses. A partir do momento que o bebê passa a ingerir outros alimentos, há uma pressão social pelo desmame”, comenta Bruna.

Ela ressalta que quando a mãe não quer desmamar por sua vontade, mas por uma pressão social é muito mais difícil conduzir o desmame. “São duas pessoas numa relação (mãe e criança) que não querem modificar essa relação e estão sendo obrigadas a fazê-lo por fatores externos”, afirma.

Bruna diz ainda que o desmame também não é 8 ou 80. “Não precisamos ficar no extremo entre aleitamento em livre demanda ou desmame total. Como tudo na maternagem, há um monte de cinzas aí no meio e, muitas vezes, um pequeno ajuste na amamentação, modificando alguma rotina e readequando a relação, permite que a mãe volte a ter o prazer na amamentação e decida prolongar o aleitamento”, diz. A mãe pode, por exemplo, retirar a livre demanda, amamentar somente em casa, realizar o desmame noturno. “São algumas adequações que podem auxiliar na manutenção do aleitamento, se essa for a vontade da mãe”.

CONVERSE COM A CRIANÇA

Bruna comenta que a principal dica que dá para as mães é: converse com seu filho. “Muitas vezes achamos que porque eles são pequenos eles não nos entendem. E eles entendem sim. Muitas vezes não pelas palavras, mas pelo sentido do que dizemos e pelo sentimento que expressamos.

Lembre-se de que é uma relação e que, assim sendo, ambas as partes precisam entender o que o outro sente e a necessidade do outro. Converse, faça novos ajustes e novos acordos. E faça isso em momentos de tranquilidade, fora do momento da mamada, do sono, do estresse. Para que tanto você quanto a criança tenham atenção plena no que está sendo acordado”, sugere.

A mãe também deve ler sobre o desenvolvimento infantil para compreender as fases que a criança está porque muitas vezes eles demandam mais porque estão passando por um desenvolvimento momentâneo, como aprender a andar ou falar, ou porque passaram por uma mudança de rotina, entraram na escolinha, por exemplo. “O desmame é uma fase da vida de novos aprendizados. Nós vamos aprendendo a lidar com as demandas físicas e emocionais deles sem o peito, e eles vão aprendendo a lidar com o que sentem e o que querem sem o peito. Teste, se não deu certo de um jeito, zere e recomece”

Bruna diz que é importante a mãe não se cobrar e lembrar que são crianças e que muitas vezes é preciso dar dois passos para trás para dar um para frente. “Não tem certo e errado e tudo bem voltar a dar o peito se sentir que esse é o melhor pra você e seu filho. Se não está dando certo, recomece, volte atrás e faça diferente amanhã”, diz Bruna, que aconselha a mãe a procurar grupos de apoio e ajuda de outras mães que já passaram por essa fase.

COMO COMEÇAR A FAZER O DESMAME

Bruna aconselha a mãe a começar por onde está incomodando mais, ou seja, na parte que está mais difícil na sua rotina. “Se é a livre demanda, retirar a livre demanda pode ser suficiente para uma readequação que permita dar continuidade ao aleitamento. Ou simplesmente ser um passo seguro para dar o passo seguinte”.

Vale ressaltar que lidar com a demanda sem o peito é preciso ter consciência de que o bebê mama não só quando está com fome, ou seja, ele pede peito também quando quer atenção, carinho, aconchego, quando está entediado. “O ideal é atender essas outras demandas antes da necessidade da criança estar tão forte que apenas o peito a satisfaça.  No desmame o nosso olhar deve estar ainda mais atento para identificar essa necessidade”, diz.

Em relação as técnicas, a especialista desta que é preciso utilizar um conjunto delas. Veja quais são:

IDENTIFIQUE AS NECESSIDADES
Aprenda a identificar  a necessidade por trás do pedido de mamar e busque atendê-la antes de dar o peito. Alimentar, dar água, um abraço, um colo, brincar, muitas vezes é suficiente para que a criança tenha sua demanda atendida (sem o peito). E ela também vai aprendendo a externalizar sua necessidade e ver que ela pode ser atendida de outra forma.

FIXAR UM LOCAL PARA A MAMADA
Normalmente a mãe está à disposição para amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar faz com que a criança solicite mamar com mais frequência. Estabelecer um local para amamentar pode auxiliar pois, muitas vezes, a criança não quer interromper a brincadeira. Se o local na casa onde mais ficam é a sala, estabeleça que só irá mamar no quarto. E vice-versa.

DETERMINAR UM TEMPO PARA A MAMADA
A outra técnica é estabelecer o tempo da mamada, por exemplo, com a duração de uma música que a criança gosta ou contar até 30, por exemplo. “A velocidade da contagem fica a critério da mãe.
Nas primeiras vezes, a criança irá pedir de novo e de novo e de novo. E tudo bem. Vai virando uma brincadeira e você estabelece que a próxima é a “última, depois vamos brincar”, por exemplo”, orienta Bruna.

Lembre-se que você está construindo um novo hábito e é um aprendizado para ela também.

Tem dúvidas sobre o desmame? Adquira o livro infantil “O Mamá é da Mamãe”

Capa do livro "O Mamá é da Mamãe", da jornalista Giovanna Balogh

Capa do livro “O Mamá é da Mamãe”, da jornalista Giovanna Balogh

Compartilhe!

153 Comentários

  1. Eu amo amamentar. Meu filho já está com 1 ano e 10 meses e quer mamar a cada meia hora quanto está comigo rs. Isso acaba atrapalhando na alimentação. Agora está indo pra creche e lá faz todas as alimentações normalmente, mas em casa só quer mamar. Agora eu preciso fazer uma cirurgia e não sei o que fazer, pois se eu ficar internada ou precisar tomar antibióticos vai atrapalhar a amamentação. Eu até gostaria de parar com a amamentação por uma questão de independência. Por outro lado eu amamento por que gosto. Sinto que me deixa mais ligada a ele. Oh duvida cruel…

    • Poxa Jeane, estou na mesma com a minha pequena!
      Ela tem 1 ano e 10 meses também, ela também está na creche, come de tudo, mas quando está comigo fica estressada pedindo peito!
      Também quero tirar, mas não sei por onde começar… É minha primeira filha, amo amamentar, mas sindo que precisamos parar com a amamentação!

        • Também estou nessa queto parar, mas não consigo, meu filho esta com 2 anos e 5 meses, e as madrugadas tem sido cansativas de uns meses pra cá, só quer o peito, anda não aceitando comida direito, prefere mamar, só q fico cansada, não durmo direito, e isso é a madrugada inteira me chamando pra mamar, sem falar q me preocupo com desenvolvimento dele por não se alimentar bem, a pediatra disse q passou da hora de tirar ele do peito, mas não é fácil. Mas é preciso né.

          • Estou na mesma situação, parece que li a minha rotina.
            O pior é que os textos e aconselhamentos não são específicos em uma técnica, o que lemos já sabemos.
            Preciso de técnicas para isso…teoria é tudo a mesma.

          • Comigo é a mesma coisa. Meu filho tem a mesma idade e passa o dia inteiro na escolinha. Quando me vê, só quer mamar, vai puxando minha roupa e se nego, ele começa a chorar, gritar.Tenho dó de tirar pois é nosso momento, a única hora que estou com ele, quando converso, fico abraçadinha mas aí é a madrugada toda no peito também, isso que incomoda pois acordo ainda de madrugada para trabalhar.

          • Nossa….minha filha tem exatamente a mesma idade, 2 anos e 5 meses e quer mamar à toda hora….bem como vcs colocaram. Me dizem que quando eu decidir parar vai dar certo, mas eu não me sinto pronta pra isso, apesar de ser bem cansativo, pq ela não me deixa fazer muita coisa em casa, quer estar sempre mamando.

          • Estou na mesma situação minha bebe tem 1 ano e 11 meses mama a noite não me deixa dormir bem, mas precisei fazer uma cirurgia e dei entrada cedo no hospital pra internar fiquei o dia todo no hospital e ela não mamou pois ficou em casa, cheguei às 18:00 e não dei mais pois tomei muitos Antibióticos na veia e ainda estou tomando muito remédio não quero que ela tome esse leite, uma amiga ensinou macetar alho e passar eu fiz mas coloquei um protetor de seio no sutiã por causa do cheiro está dando certo ela não está mamando mais já vai para o segundo dia, meu marido está me apoiando muito temos uma rede em casa ele deita com ela lá e ela dorme, ela chorou muito mas tenho fé que Deus vai abençoar! Espero ter ajudado 🙏🏻

          • Estou na mesma situação, meu filho tem a mesma idade e quase não se alimenta. Não sei o que fazer, estou muito preocupada.

      • Jeane minha filha está com 2 anos e 11 meses,trabalho fora e ela fica bem sem o peito mas quando chego tbm quer toda hora.já tentei de tudo é não consigo tirar ela.ela é muito inteligente,sabe que as vezes estou irritada e vem com toda delicadeza me pedindo.e no fundo isso me corta o coração.mas tbm sinto que ja está na hora de tirar ela só peito…

        • Olá Meyre boa noite! Vc conseguiu desmamar sua filha? A minha está com 2 anos e 8 meses e não estou conseguindo fazer o desmame, estou tentando desde os 2, mas ela ficou tão nervosa, agitada, chorando tempo todo e por muito tempo, não sei mais o que fazer, tenho medo de prejudicar a saúde dela.

          • Oi, a sua tem a mesma idade e que a minha.Também não sei o que fazer, pois quando começo a fazer o desmame ela chora bastante, fica irritada, nervosa, incontrolável… A última tentativa de desmame, eu e meu marido ficamos a madrugada inteira e não conseguimos. De dia não oferecia mais, meu problema é na hora de dormir seja a tarde ou a noite. Difícil!!!

      • Ola meninas tô na mesma situação minha pequena 👸 Anny tem 1 e 10 meses quando ela tá com minha mãe ela come bem normal mas quando tá comigo ela só q tá no peito eu me sinto cansada me stresso mas amo da de mamar a ela mas me sinto na obrigação de parar pois vai ser melhor pra ela e pra mim eu não sei o que fazer peço ajuda ela não sai dos 10kgs isso é o que me deixa mas preocupada ……

        • Olá querida! Aprendi uma técnica fantástica!!
          Minha pequena mamava 3 vezes ao dia e gostava muito, mas já está com 1 ano e 9 meses e Minhas costas estavam pedindo arrego!!
          Funciona assim, introduza o conceito “estragado” no vocabulário do bebê, use essa palavra sempre q possível. Quando o bebê já tiver entendendo você fará assim: passe esmalte vermelho no peito, nos dois cobrindo toda auréola e tenha alguma coisa que amargue para passar se precisar, tipo dipirona gotas, e passe sobre o esmalte na primeira vez. Faça isso na mamada da manhã, ou num horário que o bebê enxergue o mamar antes de mamar. Quando ele pedir, vc vai dizer que o “mama” (use a palavra q vcs tem costume) estragou, e mostrar pro bb. A minha nem quis experimentar!! Fez uma cara de triste, me deu um beijo como se eu estivesse dodói! 😍 diga algo tipo: o mama estragou, mas a agora tem dedera! E ofereça algo que o bebê goste, suco, chá, leite… a minha chorou nervosa umas duas vezes por abstinência , mas nada grave, e hoje fazem oito dias. Toda vez que o bebê ver o mamar, tem q estar com esmalte, até ele esquecer. Acho que umas 2 semanas. Funcionou muito bem comigo!! Ela não pede o mamar, as fezes comenta que o mama estragou, e eu sempre reforço que tem a dedeira!!
          Não ver ela chorando implorando mama, foi perfeito!!
          Boa sorte!! 😘😘

          • Uma amiga fez o mesmo, porem usou losna, ao inves de esmalte e dipirona que – se ingeridos pelo bebe – podem causar um mal enorme. No caso, seu bebe nem quis experimentar, mas no caso de o bebe ser insistente, a losna tem um gosto horrivel, mas é seguro.

          • Fernanda Schneider em

            Mas gente , isso
            Não é legal… finalizar uma etapa dizendo q estragou, ou botando um gosto ruim na boca do bebê pode trazer uma enorme frustração … e quem sabe no caso de bebês meninas, repercutir laaaaa na vida adulta delas, quando forem amamentar 🙂

    • Bom dia meninas! Sei exatamente o que estão passando. O meu pequeno tem 1 ano e 9 meses, também está na creche e passo situação igual a de vocês em casa. Tenho sofrido pressões externas a mim, cobrando p fim só aleitamento. Para completar, estou com mastite incipiente na mama esquerda, tomando antibiótico e anti inflamatório. Resultado: tivi que forçadamente parar de amamentar, meu bebê e eu estamos sofrendo demais. Não queria que fosse algo traumático.

      • Meu filho tem 2 anos e 8 meses, sinto uma pressão muito forte da saciedade em ter que desmamar ele, consegui criar uma rotina, como eu trabalho o dia todo e ele vai pra escolinha,ele mama quando chego e antes de dormir, quero que o desmame aconteça de forma natural, o momento da amamentação tem uma ligação muito forte entre mãe e filho, e quando ver eles ja cresceram e vamos sentir falta desses momentos que não volta mais.

    • Olá, hoje estou no terceiro dia do desmame da minha pequena, ela tem um ano e três meses só dorme no meu peito e não dorme a noite toda, sempre acorda no mínimo 3 vezes para mamar e logo em seguida na maioria das vezes faz meu peito de chupeta até o bico ficar sensível, e por incrível que pareça, com a graça de Deus tem sido mais fácil do que imaginei, no primeiro dia quando ela veio ao meu peito distrai ela com algo até que por fim ela já não aguentou mais de sono e dormiu..e durante a madrugada em que ela acordou dei a mamadeira e ela pegou, logo ela que se eu não desse o peito ela despertava na hora em berros. Acho que ela sentiu que era importante para nós duas o desmame mas, confesso que tem sido muito mais difícil para mim do que para ela, sobre a falta que me faz de amamentar e do vínculo só de nós duas, da minha dúvida se realmente estou fazendo o certo. Mas esse dia iria chegar de um jeito ou de outro e tenho certeza que irei lembrar dele com muita saudades.

      • A minha bebê está com um ano e quatro e comecei a reduzir as mamadas a alguns dias. Porém ela esperta demais passou a mamar a noite inteira acho que para compensar e se sentir mais próxima a mim. Estou muito cansada, hoje resolvi negar o peito e coloquei esparadrapo no bico e auréola e disse que o mama tinha acabado e falei pra ela dar tchau para o mama. Ela deu tchau e quase não pediu mais, quando pedia eu dizia acabou e mostrava o seio pra ela com esparadrapos, ela dava tchau outra vez…. passou o dia todo acordada até ser vencida pelo sono e dormir no meu colo…. agora estou pensando como será a noite….

      • Super me identifiquei com o seu relato. E o detalhe é que estou grávida, então o seio fica muito sensível e com 8 dentes pegando no meu seio já estava bem difícil. Eu expliquei para o meu filho que ele não precisa mais do peito. Agora ele dorme sozinho e está mais próximo do meu esposo. Mas hoje ele pediu o peito oito ir váriàs vezes e isso me deixou abalada. Estou com medo de estar forçando pra ele o desmame. Fora que me dá saudade de amamentar. Mas tenho medo de voltar atrás e depois não conseguir desmamar.

      • Eu passo por isso também. Meu filho tem 1 ano e 4 meses, ele só dorme no peito e não dorme a noite toda. Eu trabalho e as vezes ele passa a noite chorando e não dormimos, saio de casa feito zumbi de passar a noite acordada. Ele não gosta de leite, e eu não sei como substituir o peito. Embora eu também não quisesse, mais é necessário.

      • Tenho uma bebe de 1 ano e 3 meses hoje e meu primeiro dia de desmame esta sendo muito dificil para mim pois estou com os seios inchados doloridos e a deitar leite. Nao sei como ultrapassar isso.

      • Nossa vc descreveu eu e a minha pequena kkkk, ela faz gual a sua, tbm tem a mesma idade, estou clamano a Deus q ela largue do meu peito sozinha, pq nao quero traumatiza la , e nrm sofrer tbm…..mas ja esta sendo extremamente necessario rsss

      • Aline Oliveira estou passando pelo mesmo que você é gostaria de saber qual mamadeira você dá pra sua pequena ? Porque nas madrugadas você disse que quando acorda você dá mamadeira, porque já tentei mais a minha nao pega 😥

      • Eu também queria saber mais como foi porque meu filho tem o mesmo tempo da sua , 1 anos e 3 4 meses e hoje foi ( está sendo) primeira noite que decidi desmamar! Eu estava ficando irritada com ele e na noite passada ele mamou o tempo todo ,
        Aí ficava irritado eu percebi nos últimos dias que ele não passava de 2,3 minutos no peito já queria outra coisa , resolvi aproveitar q brecha mas estou chorando o dia todo e está difícil me convencer agora que foi a melhor escolha!

      • A minha tem a mesma idade 1 e 3 meses e to com muita dificuldade pra desmamar.Ela ñ aceita bico e muito menos mamadeira e odeia leite se ñ for o do peito.Estou no meu limite de cansaço.Ela acorda as vezes ate 10 x na noite.Tô um lixo.O pai ñ ajuda.

    • E eis que agora o Lucas está com 2 anos e 7 meses e não largou do peito rsrs… eu não fiz a cirurgia ainda… Mês passado eu fiz umas manchinhas de guache vermelho e coloquei um band-aid em cada mamilo e falei que tava dodói. Ele falou “não quero tetê dodói” e ficou na mamadeira (detalhe, ele mama a mamadeira inteira e depois vem mamar no peito até secar rsrs). Ele passou o dia todo sem mamar no peito, vinha toda hora ver se sarou. Tudo corria bem, mas ele acordou chorando muito a noite pedindo peito, não tomou a mamadeira e amanheceu com febre… Quem é que não faz uma mágica pro dodói sarar hein?

    • Minha filha tem 2 anos e é muito ligada a mim ela pedi o seio o tempo todo e isso esta atrapalhando na minha rotina doméstica pois tenho um filho de 7 anos que tbm merece minha atenção e eu estou passando por essa fase horrível que é amar amamentar minha filha e ao mesmo tempo querer que ela largue um pouco o peito para que eu possa fazer outras coisas. Muito difícil essa decisão.

    • Meu bebê tem 2 anos e resolvi por questão dele passar a noite pendurado no peito e tbm por não se alimentar bem como eu gostaria! Coloquei fita isolante dessas preta de por em fio elétrico, e disse pra ele que estava dodói e que agora não tinha como ele mamar, e quando ficasse bom se ele quisesse ainda eu daria, e então estou no segundo dia e ele ta bem estressado mais toda vez que olha pro peito com fita ele diz que não quer q ta dodói, vou levar assim até ele desistir! A hora de dormir ta um pouco mais complicada mais nada que não consiga aguentar. Espero que essa dica ajude, Boa Sorte!

  2. Minha bebê completou nove meses, e por conta dá volta ao trabalho estou sendo obrigada a fazer o desmame ,pois ela não está associando bem e não quer tomar mamadeira e nem leite no copinho ou na colher,fora que sente muito minha falta enquanto trabalho.Estou desesperada e frustada pois queria amamentar meu bebê até ela completar 2 anos…

    • AseMas não desmame sua filha por isso, provavelmente o tempo q vc estiver fora ela vai mamar na mamadeira ou se alimentar de outra maneira. É assim qd vc voltar p casa ela vai poder mamar e matar a saudade!
      Eu voltei a trabalhar qd minha filha estava c sete meses e até hj com 1 ano e 11 meses ela segue mamando. De início pegou mamadeira, q tomava com meu leite que eu deixava congelado, mas depois de um tempo n quis mais a mamadeira. Então enquanto estou trabalhando ela se alimenta de outros alimentos e frutas e quando eu volto ela mama.

      Espero q eu tenha ajudado de alguma forma.

  3. Minha filha tem 1 ano e 2 meses tb não pegou mamadeira nem chupeta. Não gosta nada de leite. Mas come bem e de tudo. to sofrendo pra tirar o peito. Pq ela acorda muito ainda tem sono leve nunca dorme 3 hrs direto, não acho normal pois já que come bem ela não era pra acordar de madrugada. Motivo pra tirar do peito, tenho que fazer uma viagem. Alguém me ajuda? zap 988019643

      • Então minha já tem três dia que deixei de dar peito para ela. Ela acorda de madrugada ou no meio da noite,é tenha na geladeira algo que ela pode engirir rápido e da água para ela ,desta ela com brincadeira ela dorme. Vc tem que oferecer algo kela goste pode ser um biscoito,um do ritos etc
        Ela vai comer beber e dorme…

    • Não sei se já conseguiu Fabi, mas consegui tirar as mamadas da madrugada da minha pequena oferecendo água pra ela ao invés do peito. As três primeiras noites foram bem agitadas, eu conversava com ela, dava beijinhos procurando acalmar. Depois dessas 3 noites agitadas ela começou a dormir a noite toda. Conversando com o pediatra dela ele me disse que eu precisava estar bem psicologicamente para essas noites e ficar calma quando ela estiver nervosa. Quando eu entendi que quando eu ficava calma ela ficava também eu consegui tirar as mamadas da madrugada rsrsrs. Agora a luta está nas mamadas da manhã e dá noite. Espero que possa ajudar. Abraços.

    • Olá, vc conseguiu desmamar? Meu são 027 9 9293 9154, poderia me ajudar, estou desesperada! As vezes acho que a bronquite dele tem haver com as mamadas noturnas, pois logo que mama, tosse com secreção.
      Obrigada.

  4. Meu bebê tem um 1 ano e 5 meses e ele pede pra mamar, fica atrás de mim choramingando se não dou peito ele chora demais da conta. Já até tenho alguns horários pré-determinados, quando acorda, depois do almoço e antes de dormir. Não sei se ainda é hora de desmamar, mas sinto uma pressão por parte dos meus amigos e familiares. Amo amamentar, não vou mais ter filhos, então queria aproveitar ao máximo este momento com ele, não sei o que faço.

    • Querida Edilaine. Se ele quer mamar e você quer amamentar, amamente. Precisamos sempre respeitar a vontade de mãe e bebê. Enquanto está bom para vocês, continuem. Lembrando que a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é amamentar até os dois anos ou mais….Sejam felizes….

    • Estou na mesma, meu filho tem 1 ano e 5 meses e toda hora se estiver comigo pede o peito. Agora ele está na creche mais quando vou buscá-lo a primeira coisa que quer é o peito. Família e marido todos querem que eu tire ele do peito, é difícil pra mim sofro pois ele acorda umas 4 vezes ainda pra mamar e a própria pediatra dele me aconselhou a tirar. Eu amo amamentar meu filho mais estou me sentindo exausta e ele também não dorme direito por conta disso ..

    • Deixe seu filho mamar ate quando ele quiser, nao dê ouvidos a ninguém já que vc nao vai ter mais filhos aproveite ao máximo pois ele vai crescer logo vc sentira falta disso. Eu tenho um de 9 meses e amo da mama, só preciso tirar a mamada da madrugada porque tô me sentindo cansada!

  5. Meu bebê tbm está com 1 ano e 5 meses. Tbm amo amamentar ele, tive mts dificuldades pra engravidar e segurar a gravidez por isso amo cada segundo com ele e amamentar e tdo. Dou toda hora o peito e em qq luga, porem acho que por isso ele não gosta mto de comer outros alimentos, prefere mais o peito e sei que nessa idade ele precisa comer “mais” que mamar. E tbm ainda acorda de madrugada umas 2 vezes pra mamar e não dorme de outra forma que não seja no peito, pretendo tirar aos dois anos, motivo, tentar outro bebê, mas sei que não vai ser na fácil desmamar uma criança que simplesmente ama mamar.

  6. Minha filha tem um ano e seis meses e não dorme sem o peito, passa a madrugada pendurada, se eu puxo o peito da boca dela faz um escândalo, parece que tô batendo nela. Eu não tenho mais o prazer de amamentar, me dá logo gastura, de madrugada chora eu e chora ela. Sei que pra ela vai ser difícil e eu queria tirar de uma vez pq não aguento mais, não tenho paciência mas também não tenho apoio de ninguém em casa. A menina não pode chorar que todo mundo corre e manda eu dar o peito. Minha vontade as vezes é nem voltar pra casa após o trabalho só por saber que não vou dormir a noite.

    • Olha tô passando a mesma barra…meu bebê tem 1 ano e 2 meses não pega mamadeira e chupeta por de decreto nenhum…fica atrás de mim chora..faz birra já tentei vários leites várias marcas de mamadeiras diferentes mais nada…se souber de algo me ajuda meu ZAP 17 992084157 yara

    • Oi Naiara, tb tô passando por isso. Meu filho tem 10 meses e só dorme se tiver pendurado no peito. Tb fico morta no outro dia e estressadíssima. Mas tô procurando descobrir uma forma de tirar pelo menos as mamadas noturnas. Ultimamente ele tem aceitado beber água na mamadeira, aí logo volta a dormir. Mas depois acorda novamente. Às vezes, por causa do cansaço, acabo dando o peito 🙁 Vou tentar fazer o desmame gentil agora.
      Nós precisamos ter muita paciência, até pq eles tb estão aprendendo e se desenvolvendo.
      Que Deus te dê paciência e sabedoria para cuidar da sua bebê. Abraços.

    • Nayara, eu sei bem o que vc senti, a minha bebê de 1 ano e 10 meses sempre foi assim. Ela mama o tempo todo enquanto me vê, as vezes consigo entreter ela com outros alimentos, mas nem sempre consigo. A noite ela dorme bem se pegar no peito e sentir meu cheiro. Tem noites que ela se mexe muito e eu não descanso, fico exausta mas tento me controlar e passar segurança para ela. A única diferença na minha casa é que todos me apoiam em minha decisões, mas ainda estou procurando ajuda para o desmame, sinto que é a base do diálogo que ela vai para de mamar aos poucos. Converse bastante com o seu bebê , procure conversar com pessoas maduras que passem segurança pra vc e te apoiem. Relaxa que tudo vai passar e busque se informar com pessoas instruídas no assunto. Deus te abençoe, estamos juntas nessa!!!

    • Oie estou na mesma situação minha filha te. 2 anos e 7 messes infelizmente esta sendo muito difícil tirar o peito. Ela esta brava comigo chora muito nao aguento mais. Preciso tirar esta muito grande sento muita dor para amamentar.

  7. JOCIMARA AGOSTINHO em

    Boa tarde!

    Minha filha está com 02 anos e 04 meses, estou tentando tirar o peito, que está sendo muito difícil para mim, ela aceitou bem, mas eu ainda não aceitei e hoje é o terceiro dia. O que eu faço para não me sentir mal.

  8. Também não sei mais o que fazer minha filha tem 1 ano e 1 mês e só quer mamar, rejeita os alimentos, não toma mingau, não pegou bico e nem mamadeira e ela não está ganhando peso. Não sei mas o que fazer, me ajudem 😢

  9. Amamentar é um momento precioso e lindo, eu amava amamentar. Mas resolvi tirar meu bebe do peito, acho que 1 ano e 6 meses foi um tempo muito bom. Mas ja estava ficando difícil, ele não dormia a noite toda, meu peito estava ficando dolorido por raspar os dentinhos e tambem senti que estava atrapalhando na alimentação. Faz 1 semana que tirei ele do peito, achei super fácil até porque de dia ele quase não mamava no peito, era mais na mamadeira, ele pediu 2 vezes desde que resolvi tirar. Mas confesso que meu coração ficou em pedaços. Boa sorte a todas as mamaes que estao tentando o desmame

    • Fran.
      Eu estou pensando em desmamar. Minha filha está com 1 ano e 7 e eu não to mais aguentando, ela acorda varias vezes a noite pra mamar, quando está comigo mama muito. Ela come super bem, frequenta creche, mas não usa mamadeira, nunca pegou. Ela bem dizer só dorme depois de mamar e isso está ficando muito cansativo, já não consigo mais sentir aquele prazer que eu sentia antes. De madrugada é pior ainda, mama de 3 em 3 horas e as vezes até menos.
      Sei que ela gosta muito, ela me pede e fica muito nervosa quando eu tiro ela do peito antes de ela propria sair. Sou super a favor do aleitamento materno, mas já está ficando muito desgastante pra mim. Não faço ideia de como começar, não quero desmamar totalmente, mas quero ter mais autoridade para decidir quais a horas para ela mamar, livre demanda pra mim não dá mais.

      • Somos duas então, minha BB está com 1ano e 7meses e frequenta creche come de tudo mas se me ver chegar na creche gruda no peito e assim segue por toda a madrugada de 2 em 2 hrs às vezes até menos! Estou exausta sem dormir por todo esse tempo!
        Conversando com o pediatra hoje ele me disse que já cumpri minha missão; está na hora de pensar no desmame e ela dormir para poder crescer mais tbm e eu descansar…eu tbm acho que está na hora!
        Vamos em frente buscando os conselhos de quem já passou por esse processo que sei …será difícil mas necessário!

  10. Amo amamentar, meu baby tem um ano e oito meses, descobri que estou grávida, quero continuar amamentando mas acho importante desmamar a noite e diminuir as mamadas durante o dia, não me incomoda amamenta – lo mas quando o (a) caçula chegar irá necessitar mais do peito, mas não quero que o meu mais velho sofra e nem quero tirar o Tetê que ele tanto ama, mas não sei como fazer 🙁

  11. Também amo amamentar, mas meu filho está com 2 anos e 6 meses e sei que já completou o tempo. Ele não toma outro leite e só pede o mama ao acordar e para dormir. Li em um blog e vou tentar diminuir o tempo dele no peito para ir devagar com o desmame se der certo eu relato aqui. Mas se alguém souber outra técnica me avisa.

  12. Olá mamães eu estou com muita dificuldade para o desmame noturno, Meu filho ja tem 1 amo fica na Creche o dia todinho e quee fica dormindo a noite toda no peito . Oque faço? Alguma dica ?

    • Oi Ana. O bebê nesta idade é bem difícil conseguir fazer o desmame. Ele quer mamar muito de madrugada pois é o tempo que tem você só para ele. Sei que é difícil, mas tenta fazer cama compartilhada para descansar um pouco mais. Boa sorte aí

  13. FERNANDA MARA NOVAIS GONÇALVES em

    Olá meninas!!!
    Estou com muita dificuldade também…
    Meu filho tem dois anos e tres meses e este ano foi pra creche. Passa o dia super bem, quando eu não estou presente fica tranquilo também, mas assim que eu entro em casa ele dá um “show” por causa do tetê, eu mal consigo ir ao banheiro lavar as mãos.
    Confesso que não queria tirá-lo do peito sem a vontade dele, mas percebo que isso está virando dependência, ele pode ter acabado de comer mas quer o peito de qualquer jeito, a noite acorda várias vezes pra mamar.
    estou perdida, não sei o que fazer..

    • Fernanda, estamos no mesmo barco. Minha filha tem 2 anos e meio e é o mesmo drama, passa o dia bem, mas na madrugada o negócio é feio, amo amamentar, mas cheguei ao meu limite ter privação de sono ha 2 anos e meio nao é facil, quando ela acorda no meio da noite não aceita ninguem senão a mamae, não sei o que fazer para desmamar sem trauma

  14. Infelizmente pelo que vi e vivencio, sempre os outros (inclusive esposo e familiares) ficam cobrando o desmame mas NINGUÉM quer ficar com a criança no momento da crise, do choro, da dor – porque o peito tá cheio de leite, da birra, NINGUÉM quer ficar sem dormir ou ter o sono interrompido na madrugada. Fico furiosa com isso. Querem determinar algo que lhes é alheio.
    Somos guerreiras, amorosas com nossos filhos, cada uma faz o melhor. Amem seus bebês e se puder ou lhe convir AMAmente.

  15. Sueli Fatima Faria Paes em

    Bom dia minha bebê tem 1 ano e três meses ela já tem mamado menos no peito desde que voltei a trabalhar. Tem dia que não pede peito mas tem dia que pede de manhã e assim que chego do trabalho. Eu amo amamentar porém como trabalho num hospital estou fora das minhas atividades devido a insalubridade e caso continue amamentando serei transferida de setor. Ela tem dados sinais de que irá desmamar porém não gostaria de parar por fatores externos não me sinto pronta. Ela teve suspeitas de alergias alimentares e tem crises respiratória frequentes o que pioram a noite até o momento não durmo direito devido as crises e tenho medo dela piorar com o desmame, To sem saber o que faço. Ajudem?

  16. Olá me chamo Gecilda, meu bebê tem (1-6 meses) ele só dorme se tiver no peito, amo amamentar, porém pelo fato dele morder o bico do meu peito de vez enquando, venho sofrendo com a dor…por esse motivo venho pensando em tirar o peito. Alguma sugestão de como eu possa lidar com essa situação? Não sei por onde começar.

  17. Ola, primeiro aqui lendo os comentarios encontrei um conforto em saber que não passo isso sozinha… Como é dificil né? Meu filho tem 1 ano e 8 meses, e ha 3 meses tento uma adaptaçao na escola. Ele nao fica o dia todo, chora muito e la me falaram que é porque ele mama no peito ainda, mesmo ele só mamando a noite e na madrugada, será que é isso mesmo?
    Eu sinto que já é hora do desmame, ja estou cansada… Mas nao aguento ver ele chorando pedindo o peito… Ele nao aceitou mamadeira, largou a chupeta e nao toma leite de jeito nenhum. Vcs podem me ajudar? O pediatra disse que serão 10 dias de choro sem parar e pra isso sei que não estou preparada! Podem me dar dicas pra um desmame sem traumas? Socorro!

  18. Olá, boa noite. Tenho um bebê de 7 meses e amo amamentar, mas hj devido a uma infecção intestinal o médico me prescreveu dois antibióticos e me desaconselhou dar o peito… só que não sei o que fazer.

  19. Olá, estou em um dilema enorme, minha filha mama no peitos até hoje, esta com 2 anos e 6 meses, ja li varias coisas sobre desmame gentil, mas estou meio perdida, gosto de amamentar mas meu problema esta sendo na madrugada, ela NUNCA dormiu uma noite inteira, teve fases de acordar so uma vez, mas na media são 2 a 3x na noite, hoje faço cama compartilhada por ser um pouco menos cansativo, ela mama so pela manha a noite e na madrugada pois trabalho fora e no fds livre demanda, mas durante o dia ja nem pede tanto. o meu problema mesmo é na madrugada, cheguei ao meu limite, ja converso com ela bastante mas parece que tudo faz efeito contrario, no meio da noite o pai até tenta acalma-la mas é em vão é um berreiro so se eu não estou por perto, ja cogitei sair de casa por uns dias, passar algo no peito mesmo nao sendo recomendado no desmame gentil, não sei o que fazer. queria saber se vcs conhecem grupos de apoio a maes que amamentam crianças com mais de 2 anos para me indicar. desde já agradeço.

  20. Bom Dia! Gente passo pelo mesmo que vocês, meu filho está com 1 ano e 7 meses já come de tudo mas não toma leite na mamadeira e nem chupa chupeta, passa o dia na creche sem o peito, mas assim que pego ele se eu demorar a dar o peito ele se estressa e começa a puxar minha blusa. Fica o final de semana, noite e madrugada pendurado, só quando está distraído brincando que ele não pede muito. Mas estou pensando em começar a diminuir, já tentei uma vez, ele chorou muito e desisti, aí as vezes hoje quando falo agora não quando ele quer mamar as vezes ele aceita, mas não é sempre. Estava pensando em fazermos um grupo no whatsapp pra nos ajudarmos, o que acham? Me contato é esse 82 99614-8307. Me adicionem ou me chamem para criarmos o grupo!

  21. Tentei começar o desmame hj, mais ele chorou demias e acabei desistindo. Miguel já tem 2 anos e 5 meses, mama somente a tarde e a noite pra dormir….meu coração ficou despedaçado

  22. Minha filha tem 1 ano e 5 meses e é muito seletiva pra comer, substitui muito a comida pelo peito…
    Estou tentando o desmame gentil faz 2 semanas, mas coincidiu de nascer dente molar. Fica irritada puxando minha blusa querendo mamar, às vezes come comida ou fruta, às vezes na come nada..
    E eu estou cansada d amamentr, sempre gostei muito, mas de uns tempos pra cá tenho ficado agoniada na hora de dar peito, querendo q acabe logo, pq ela fica chupetando…
    Queria desmamar, mas ao mesmo tempo tenho tanta dó! Estou perdida….

  23. Oie boa tarde meu nome e thayna ,tem um pricipe chamado davi ele tem 1 e 4 meses estou passando por um momento difícil é lhe dar pois ele mama no peito do tentando o desmame nele mais so que ta difícil pois ele está trocando as reifeiçoes pelo peito ,adorei o texto a cima ensinando algumas técnicas vou tentar fazer isso ,pois a noite não quero que ele deixe e mamar e mais durante ao dia pois me atrapalha muito na minha rotina pois tem mais um filho de 6 ano então fica um pouco complicado 😢😍

  24. Olá! Meu nome é Denise e amamento minha filha de 1 ano e 10 meses. Decidi parar porque não aguentava mais as mamadas de madrugada, sono a prestação, então pedi pra minha mãe passar uns 3 dias comigo para ajudar. Hj foi o primeiro dia e por enquanto deu certo, mas estou me acabando em lágrimas, porque apesar se tudo é um vínculo inexplicável. Já to sentindo falta..

  25. Olá meninas me chamo Isabella, milha filha está com 8 meses e quero realizar o desmame, pois tenho pouco leite e meu peito demora a encher, e minha filha de deixar quer mama toda hora ” parece vício ” . Não sei por onde começar, hoje vai ser o primeiro dia e vou optar pelo desmame noturno.

    • Oi Isa, tudo bem? Sua bebê é muito novinha e deve estar em um pico de crescimento. Você voltou a trabalhar há pouco tempo? Tem certeza que pretende desmamar totalmente? Há maneiras de seguir amamentando e tornar o processo da amamentação mais prazeroso e leve. Sugiro entrar em contato com a Bianca para te ajudar.

  26. Não sei o que fazer meu filho está com 3 anos e 6 meses e mama a noite toda. Como esse ano ele começou na escola achei q ia largar pois ele passou a ter vergonha de mamar na frente das pessoas mais qndo chega em casa ja vem loco pra mamar, mais sinto que já está na hora dele parar acredito que ele terá muito mais qualidade de sono a noite e eu tbm mais não sei como fazer pois não consigo negar o mama pra ele

  27. Eu amo amamentar minha filha, ela tem 2 anos e 2 meses, so que as vezes me atrapalho, queria que el desmamasse, mais pela vontade dela desgrudar um pouquinho de mim, ate pra dormir, so dorme mamando, nao sei o que fazer , ja tentei varias coisas e nao consigo, me ajude!!! Como facolra ela esquecer o peito, ela passa o dia comigo, estou desempregada, e a noite so dorme mamando, nao sei nem por onde começar! Obrigada

  28. Preciso de ajuda e orientação!
    Minha bebê sempre mamou em (LD), tive muita dificuldade pra ela se alimentar até completar 1 ano e meio, agora ela está com 2 anos completos e acorda varias vezes a noite pedindo peito, não relaxa e volta a dormir se eu não der, ando exausta porque ela é muita geniosa e chora até conseguir. Durante o dia vai a escolinha e se alimenta bem, mas é só nos encontrar que ela quer o peito , percebo que é costume, não quero causar traumas mas preciso fazer o desmame urgente!
    O que posso fazer?

    • OI Vanessa, realmente é difícil essa fase. O que posso te aconselhar? Converse com ela bastante, tente aplicar essas técnicas que ensinamos no vídeo ou procure uma consultora com a Bianca para te auxiliar a fazer de forma respeitosa….

  29. Olá menias. Passo exatamente pelas mesma situaçoes de cd uma pelo que li aqui.
    minha bebe tem apenas 8 meses . mas antes e duraante a gravidez tive uma anemia muito forte que infelizmente agora esta se agravando. e devido a anemia fico muito fraca sem forças totalmente. eu ja estou a quase 3 anos sem dormir de noite , pois antes da gestação ja era baba de gemeas imaginem so trabalhava todos dias de dia e uma noite sim e outra nao. quando engravidei achei que descansaria , mas etsva engana , nem parece que eu era baba, pois tem hr como agora p desmamar estou totalmnete sem noção.
    mas hoje acordei certa e confiante de que vou conseguir porque preciso muito. e para o roimeiro dia hoje acho que fomos muito bem. dei mama apenas as 8h da manha e durante o dia ela tomou bastante agua se alimentou muito bem e quando fazia mensão de chorar eu a destraia brincando ou saia p dar uma volta. quando dei por mim ja era 19h da noite e ai dei o peito quando ela chorou e mamou ate que pouco em. tenho vontade que ela aceite mamadeira e leite sem ser materno . com ajuda de Deus vou conseguir amanha e depois e assim ate ela sair totalmente. mas sem pressão . ja que fiquei 3 anos passando a noite acordada cuidando de filhos de outros…. porque negar a minha filha mais um tempo . acho que diminuindo as mamadas minha anemia ate ficara controlada…. ops falei demais…. Deus abençoe e ajude a todas mamães e bebes.. bjsss

  30. GLÁUCIA VALÉRIA em

    Minha filha tem 3 anos e 2 meses. Mama muito pouco agora. A principal mamada é para dormir e se acorda a noite tem que mamar. tem dias q dorme fora do peito, outros não. As vezes penso no desmame porque acho q ela não quer ficar no quartinho por causa da ligação que tem comigo. Mas acho q eu ainda não estou pronta totalmente para o desmame. Já não tenho tanto leite porque ela nem suga mais com vontade. Mas vamos seguindo…uma hora ela decide parar!

  31. Ai eu tbm não sei mais pq fazer .
    Meu bebê tem 1 ano e 1 mês , mal consegue se alimentar pq só quer ficar no peito .
    Vou ter que tirar de um dia pra outro .
    Pra mim já está um sofrimento amamentar .
    Ele tem apenas 9 kilos , penso que se eu tirar ele do peito ele se alimentara melhor ..

  32. Amo amamentar, minha bebe está com 9 meses, estou grávida e acho que devo desmama-la o qto antes para que não sofra tanto. Durante o dia passa de boa, procura o peito somente após o almoço para dormir, o pior é o noturno…acorda toda hora querendo mama. Não sei por onde começar esse desmame.

  33. Quando o meu filho completou 1 ano e 3 meses, senti a necessidade do desmame , porém todos ou a maioria dos meus familiares me questionavam e eram contra, falavam que ele era muito pequeno e que como eu não trabalhava fora eu poderia amamentar até quando ele quisesse! O problema é que ele queria o tempo todo, eu já tinha diminuído pela metade por conta de uma anemia que ele teve, por falta de ferro no organismo, o hematologista pediu pra diminuir por que o leite “ roubava”o ferro dos alimentos. Mas durante a madrugada era uma tortura pra mim , de duas em duas horas ele acordava pra mamar e só largava o peito quando eu tirava a força, eu não conseguia dormir com ele mamando! Além disso me incomodava amamentar em qualquer lugar, eu amo meu filho mais que tudo no mundo eu não voltei a trabalhar pra não deixá-lo na escolinha , quero cuidar dele, eu sou uma boa mãe e pronto! Decidi que ninguém ia me dizer quando era hora de desmamar !eu Sou a mãe , eu que sei e que decido. Em fim, todos gostam de opinar, mas cada caso é um caso , acho tão pesado e desnecessário as regras que a sociedade nos impõe . Eu me sinto culpada por tudo eu cansei. Tirei a mama a duas semanas ele está com 1 ano e 6 meses. Está ótimo, saudável come de tudo , eu cuido muito bem do meu filho, estamos dormindo muito bem graças a Deus! Deu tudo certo, e só segui meu instinto materno!

  34. Olá, meu bebê acaba de completar 8 meses,e não estou sabendo o que fazer, trabalho em casa, ele só dorme no peito, durante o dia ele até passa bem com mamadeira, almoço, frutinhas, mas tem acordado a noite toda pra mamar, e é muito desgastante porque sou sozinha, e tenho uma outra filha com 6 anos (só amamentei ela durante 35 dias, pq por problemas emocionais não produzi leite), então não faço idéia de como fazer com que o bebê durma melhor a noite. Alguém pode ne dar alguma dica?

  35. meninas meu bebe tem 11 meses come muito pouco por causa do mama nao esqueçe de pedir peito mas eu ñ to produzindo quase nada de leite nem ta servindo mais pra ele to querendo tomar remedio para secar. sofri muito meu peito feriu demais ate hoje ta com um buraco vaza ninguem acredita mas tem um buraco mesmo e engravidei com 18 anos e solteira poriso preciso desmama praver se o peito sara . O QUE VOCES ACHAM???? RESPONDAM POR FAVORE DESCUPEM AS LETRAS SEM A PONTUAÇAO.

  36. Fiz uma grande bobagem, a uns meses consegui tirar o mama por três dias e noites, e por que ela ficou aborrecida eu cedi, ela já tinha parado de mamar e foi muito tranquilo, hoje ela está fazendo dois anos, e a amamentação está atrapalhando o desenvolvimento dela, não come, e não dorme direito. Além de exigir o peito a toda hora e em qualquer lugar. Depois da tentativa de parar, percebi que ela está com muito mais sede e agora quer mamar o tempo todo.
    Estou tentando o desmame a dois dias, e está sendo muito difícil, agora são 4:45 e ela chorou por quase uma hora, só acalmou depois de mamar. Li o texto e fiquei bastante tranquila sobre, não precisar ser tão radical. Porque estamos sofrendo muito com isso. Obrigada!

  37. Precisei desmamar abruptamente, pois estou em uma crise hipertensivos e minha Cardiologista passou muitos remédios incompatíveis com a amamentação, fiquei muito triste de parar, mas não tenho escolha, fiquei 4 dias com a PA 18×10 e não cedia. Precisei ir correndo ao Cardiologista que proibiu a amamentação, junto com o pediatra do meu filho de 1 ano e 10 meses, mas ele está sofrendo, pois mamava em livre demanda até hoje. Como fazer pra ele não sofrer tanto, só parei por motivos sérios de saúde, mais me sinto culpada. Quero vê lo feliz. Me ajudem!

    • Nao se sinta culpada. 1 ano e 10 meses e mais que o suficiente. E sem saude, ela fica sem mamar e sem a disposicao da mae dela. Fez o que era necessario. Agora e hora de criar outros tipos de vínculos, e cuidar da saude e desenvolvimento dos dois. Segue em frente e sem culpa.

    • Siga firme. Novas etapas virao. Ajude a ela passar por essa etapa e desmame por completo. Sao apenas ajustes, nao ha mais necesidade de amamentar. Crie novos vinculos.

  38. Gente meu filho tem 3 anos e 8 meses. Já vai fazer 4. É ainda mama. Não sei mais oq fazer. Fico com pena e acabo dando mama. Tem dia q ele pede o dia todo. Algum Conselho? Pq fazer pra desmamar sem ele sofrer

  39. Estou passando por dificuldades tbém, minha bebê tem 1 ano e 7 meses e só mama no peito. Já ofereci outros tipos de leite mas ela não aceita, tenho a vantagem que ela come de tudo.
    O problema é q ela quer mamar o tempo todo , só dorme mamando e tem sono extremamente leve ( sempre q acorda quer o peito pra dormir novamente, isso acontece várias vezes durante a noite)
    Amo amamentar mas ando me sentindo exausta e estou achando que preciso fazer o desmame. Acho q vai ser muito difícil pra mim e pra ela!

  40. O desmame não é fácil, ainda mais para nós mães. Quando meu filho estava com 1 ano e 1 mês tirei o peito da noite e da madrugada (questão de sobrevivência!rsrs). Sempre ficava pensando em como desmamar e caia sempre no “só mais esse mês!”. Estou de férias com ele, ou seja, o dia todo juntos. Ele queria o peito toda hora e ficou bastante manhoso. Decidi parar de vez. Meu médico já tinha me passado um remédio para inibir a produção de leite, só tava esperando a hora e ela chegou! Hoje faz 8 dias que paramos com a amamentação ( meu filho com 1 ano e 7 meses). Foi, e ainda é, muito sofrido pra mim. Chorei bastante, às vezes ainda choro. Mas, ao mesmo tempo, é libertador. Sinto como se tivesse recuperado meu corpo de volta. Meu filho sentiu no início, ficou choroso, pedia o peito às vezes e já se respondia – mama acabou, bebê! -. Ele agora está comendo mais, já acorda pedindo “papa”. Ele foi supercompreensível, mas foi, e está sendo, um processo, com muita calma, explicando tudo, com muito amor. Acho que esse é o segredo, agir com o coração e assim encontramos o melhor caminho.

  41. Ola. Minha filha está com 1ano e 9, quero fazer o desmame sem traumatiza-la, aos poucos.. mas não sei como. Ela pede mama toda vez que esta com sono e a noite acorda várias vezes… fico com muita dó de tirar de uma vez… como posso fazer? Sem contar que se fico um tempo sem dar mama meu peito fica bem cheio e dolorido.

  42. Ola tenho uma bebe de um ano e quatro meses no começo qd ela nasceu nao mamava então a medica pediu pra acordar ela de duas em duas horas, ela começou a mamar com 4 meses e acorda duas ou mais vezes na noite, quero tirar o peito dela tanto da noite como do dia, ta sendo mt difícil pq qd não Diu ela fica muito irritado não sei se e devido a medicação q ela toma, quero mt tirar pq to emagrecendo mt ela mama mais só qd quer dormir me ajudem.

  43. Minha filha tem 7 meses e estou voltano a trabalhar, por isso ela está na creche. MaSair ainda é muito depende do peito. Só dorme comIgo se for no peito. Depois das refeições em casa quer peito.
    As tias da creche falam que ela chora para dormir.
    Não sei o que faço.

  44. Boa noite meninas, estou tentando buscar ajuda de como fazer o desmame sem traumas… Meu pequeno tem 1 ano e 7 meses, eu amo amamentar ! mas agora esta dificil para mim, eu trabalho e durante o dia ele fica na casa dos meus pais e não mama, porém durante a noite ele mama de 2/2 hrs e na maioria das vezes tbm tem feito meu peito de chupeta, vou trabalhar exausta no dia seguinte, ele come super bem, mas não aceitou o leite que dei milnutri. Não sei como iniciar o desmame…

  45. Olá, meu filho tem um ano e dois meses ele fica com minha mãe durante o dia e come de tudo, porém a algum tempo começou a regeitar o leite de fórmula, e quando eu chego do trabalho ele geralmente já jantou ou tomou sopa e mesmo assim ele mama até secar os dois peitos o problema é a madrugada ele acorda várias vezes tem noites de de hora em hora pra mamar, e eu fico arrasada estou muito cansada tanto eu quanto meu marido então cheguei a conclusão que preciso fazer o desmame pelo menos da madrugada pra poder conseguir trabalhar melhor e iniciei hoje o processo, ele chorou muito, quando ele se acalmou ofereci água em seu copinho e ele tomou o pai colocou ele pra dormi, ele está irritado e não sei como vai ser porque é muito difícil tirar o peito por isso de início só vou tirar o da madrugada e depois aos poucos vou fazendo o desmame completo, até por que quando estou em casa ele quer peito toda hora se deixar nem come direito!!! Se tiverem alguma sugestão sou todo ouvidos.

    • Minha filha tem 01 ano 06 messes quando eu trabalho ela se alimenta corretamente com a avó dela ,mas quando estou em casa ela só quer mamar não se alimenta direito isso acaba me encomodano por quer eu fico preculpada com alimentação e a saude dela e as vezes quando ela mamar meus peito acabar ficando dolorido por não ta tão cheio na hora de mamar e ela mamar mas na hora de durme.

    • Minha filha tem 01 ano 06 messes quando eu trabalho ela se alimenta corretamente com a avó dela ,mas quando estou em casa ela brinca mas enseguida só quer mamar não se alimenta direito isso acaba me encomodano por quer eu fico preculpada com alimentação e a saude dela,e as vezes quando ela mamar meus peito acabar ficando dolorido por não ta tão cheio na hora de mamar e ela mamar mas na hora de durme se alguém poder me ajudar eu iniciar a desmame eu adoraria essa ajudar.

  46. Meu filho está com 1 ano 9 meses, fui reduzindo aos poucos as mamadas. Hoje estou no quinto dia do desmame. Decidir optar a passar no bico dos seios algo que ele não gosta se, passei paracetamol amargo. Acreditem deu certo.
    Foram 3 noites sem dormir, mais noite passada ele dormiu a noite toda, a cordou 4 hrs da madrugada e depois de negar a mamadeira 3 vezes acabou aceitando, tomou todo leite e dormiu. Estou muito feliz pois achei que não ia conseguir pois ele chorou 3 noites inteiras e eu chorei também, mais me mantive forte.

  47. Ola mamães, minha pequena têm um ano e nove meses e também estou tentando o desmame, hoje o segundo dia e está sendo muito, mas muito difícil, já pensei várias vezes em voltar atrás, minha pequena fica em casa comigo e mamava o dia todo e a noite também, acordei pela manhã e do nada resolvi tentar, pois minha irmã está fazendo o mesmo com meu sobrinho de um ano e oito e não poderíamos se ver tão cedo para não prejudicar ele, fui corajosa mas por outro lado meu coração está em pedaços em ver o sofrimento da minha filha, não queria fosse assim mas já que fui longe estou na luta, ela não aceita nenhum tipo de leite, até chocolate quente tentei e nada, foi uma noite muito difícil e o dia também, ela pede o tempo todo, eu passei corante preto e deixei um pano com vinagre, falei que estava sujo e que acabou, ela olha e não quer mamar mas não esquece, sei que posso deixar ela traumatizada não queria isso mas não sei o que fazer agora, mru peito está parecendo uma bpla de futebol, não aguento de dor, nem segurar ela quase não consigo, muito triste, como uma mãe sofre meu deus… volto e conto como foi daqui uns dias, hj foi mais um desabafo de uma mãe em pedaços :*

  48. Olá!!! Estou num forte dilema. Preciso desmamar minha bebê de 1 ano e 6 meses por conta de uma cirurgia de laqueadura que farei… Só por isso. Mas me sinto um tanto pressionada pq sempre dizem que passou da hora e tal, ninguém entende como me sinto. Chorei lendo o texto e alguns comentários pq percebi que o laço emocional com o bebê é muito forte e o desmame não só afeta o bebê, mas também a mãe, e que não é um sentimento exclusivamente meu. Não queria fazer esse processo agora pq amo amamentar, mas tenho tanto medo de tirar isso dela e de mim assim… É como se eu fosse perdê-la com o desmame. Tô reduzindo as mamadas, mas a noturna creio que será a mais difícil pra nós duas. Me incomoda muito a falta de compreensão de quem não entende como me sinto…no entanto, se eu tiver que fazer, quero fazer sem causar nenhum trauma a minha pequena. O sofrimento pelo processo, quero que seja apenas meu… Até pq não é só o desmame que me deixa tão aflita é tbm o processo de recuperação da cirurgia que farei. Ser muito difícil, não sei nem como iniciar o desmame noturno.

    • Oi Sara, claramente você está sofrendo com o desmame. Não rola fazer depois essa cirurgia? Ou não rola o seu marido operar em vez de você? A vasectomia é bem menos invasiva e você não teria que desmamar seu bebê

    • Você já amamentou q ano e 6 meses, que maravilha! tanta mãe que não consegue. Vc com certeza mama seu bebê e vice versa, o desmame não vai mudar isso, e com certeza não vai causar nenhum trauma. Faça o desmame, pois é o correto a se fazer, sem culpa! ela vai chorar, vc vai chorar, e vai ser o primeiro não de muitos que sua filha receberá na vida. Faz parte da educação que vc terá que dar a ela. Bjs

  49. Meu bebê começou o desmame com 10 meses. Com 11 entrou no berçário e junto disso tudo veio os dentinhos. Muitas mudanças e adaptações para nos dois… ah.. quero compartilhar que logo nos 10 meses ele começou a morder meu bico e fazer graça ao invés de mamar, eu com muita dor (literalmente) falava brava com ele e de imediato o tirava do colo, colocava em outro local (sofa, carrinho…), olhava bem no olhinho dele e explicava que parei o mama porque ele havia machucado a mamãe… Meninas pensa num bebê que aprendeu! Meu marido ficou bobo de ver! Ele tá próximo dos 12 meses e muito em breve a única mamada pra dormir será eliminada também. Podem dizem que dar mama é bom… eu só sinto das mordidas… tá doido. Boa sorte para todas… 😍

  50. Estou sinceramente assustada com todos esses comentários… Não sei o que está acontecendo com essa geração de bebês de porcelana, que não podem ser privados de nada, não podem ser restringidos, essa super proteção contra o sofrimento… meu Deus! Nem tudo nessa vida é sofrimento, a paternidade não é só flores, como pais, somos os responsáveis a dar limites aos nossos filhos, e pq não decidir quando parar a amamentação! Na minha opinião pessoal e profissional a primeira mamada a ser tirada é a da madrugada, o quanto antes, a não ser nos primeiros dias e por ordem médica, qdo o bebê necessita de ganhar peso, prematuros, etc… fora isso não amamentem de madrugada! Eu tive 2 filhos e amamentei um ate os 2 anos e o outro até 1 ano nenhum mamava de madrugada, se pedir é NÃO! Se chorar é NÃAAOOOO! logicamente faça gradativamente, acalente seu filho, choe junto com ele se precisar, mas não ceda, pq é o certo a se fazer. Minha filha que mamou ate os 2 anos, tinha hora e lugar para mamar, eu resolvi desmamar quando percebi que estava atrapalhando a alimentação, pois nessa idade a amamentação não serve para nada além do vínculo, e vcs acham mesmo que não tem outra forma de manter o vínculo mãe e filho sem ser pela amamentação??? É claro que não! E não foi nada fácil, tntei de tudo para desmamar sem choro ou sofrimento, mas foi inevitável, teve muitoooo chorooo, de um lado e de outro, mas eu tinha a certeza que era o melhor para ela, e foi mesmo! Na vida a criança terá muitos nãos e acreditem esse não com certeza será um trauma na vida dela. meu outro filho tinha um ano, e tb tinha hora e lugar para mamar, um belo dia ele se distraiu e dormiu sem mamar, foi aminha deixa, no dia seguinte qdo pediu, eu o distrai com outras coisas e fim! Portanto, não tem receitas, e cada filho é diferente do outro. Portanto, curtam a amamentação que é uma delícia, mas a decisão de quando parar é unicamente de vocês, com bom senso e lembrado sempre de que a prioridade é o bem DA CRIANÇA e não o conforto e a acomodação dos pais.

  51. ana paola sevilla em

    Eu amo amamentar ! Minha tem 1 ano e 3 meses e eu ainda a amamento… Agora estou gravida do meu segundo filho e estou na duvida se devo continuar a amamentacao ou nao… dois pontos principais: 1. sera que eu vou dar conta (fisica e emocionalmente) de amamentar dois ?? 2. acho que vai ser muito mais dificil tirar depois que o beeb nascer, sem falar que a pequena vai se sentir enciumada e colocada de lado, porque essencialmente o mais novo vai ter prioridade para mamar…
    Gostaria de ouvir a opiniao de vcs!
    Obrigada : )

  52. Ola mamãs,
    O meu filho tem 2 anos e um mês e meio.
    Estamos no segundo dia do desmame. Nao tem sido fácil. A primeira noite dormi na sala e ficou apenas com o pai,chorou, fez birra atė que adormeceu. Na segunda noite, tive que explicar que o leitinho acabou. Coloquei adesivos. Ficou triste chorou e ele próprio é quem tapa a mama. Hoje demadrugada,acordou para mamar, mas tb como dormi com os adesivos, ficou inquieto…dormia e acordava mas sempre com sono ate que pediu a papinha. Adormeceu. É duro…mas ja esta na hora. Acredito que mais uma noite vai se acostumar.

  53. Meu bebê tem 2 anos e 2 meses e preciso iniciar novamente o desmame porque estou abaixo do peso normal pra mim por isso fico fonte direto e tbem por causa que preciso trabalhar.

  54. Eu amo AMAmentar meu filho Lewis de 1 ano e 7 meses, porém ultimamente ele está muito viciado, tem me impedido de dormir a noite ou de fazer as tarefas de casa por exemplo, sempre que chego do trabalho ele quer que eu deite na cama com ele, e fique lá até o dia amanhecer e eu sair pra trabalhar.
    Mas tenho que lavar roupa, fazer janta, arrumar casa entre tantas outras coisas, me parte o coração ter que desmamar, mas sei que vou fazer um bem pra ele também, pois quando não dou o peito ele parece dragãozinho come tudoooo.
    Amei amamentar meu filho, mas sei que já chegou a hora de desmamar, com muita paciência vou conseguir.
    Esse artigo me deu várias ideias novas.
    OBG bjjssss mamães

  55. Meu filho acabou de completar 1 ano e preciso tirar o peito pois ele não me deixa dormir a noite, acordando a cada 1 hora pra mamar! Eu trabalho durante o dia e fico super cansada, improdutiva. ele já come de tudo, almoça bem, toma mamadeira, come de tudo mesmo! Não mama de dia, Mas não deixa o peito a noite. Como faço? antes que eu me torne um zumbi… rsrsrs

    • Tenho.um.bebê de 9 mesese quero tirar do peito a noite. Pois acorda noite inteira e ela só quer ficar no peito não come nada e não aceita mamadeira alguém tem alguma técnica para algum ajudar estou super canada minha filha acorda unas 5 ou 6 vezes na noite ufg muito cansada

  56. Pingback: ‘A mãe é julgada por amamentar, mas também por querer desmamar’, afirma escritora

  57. Olá
    Minha filha esta c 1ano e 6 meses e eu estou grávida d 3 meses, tem dois dias q ela n mama no peito mas hj ela ta pedindo mt e parece estar tristinha e eu mais ainda, o q faço, dou o peito novamente? M de opiniões pf

  58. Oi ,estou passando por uma situação bem difícil aqui, minha filha tem 3 anos acabou de completar, a pressão da família e principalmente do marido para o desmame total é muita , confesso que eu também já estou um pouco cansada e pensando no desmame, sendo assim tentei desmamar Helena totalmente, disse a ela que depois do aniversário a mamãe não iria mais dar o mama pq ela já era grande e que a mamae estava cansada de dar, os primeiros dias foram fáceis , já que ela só mama pra dormir, meu marido ficou responsável por colocar ela pra dormir todos os dias , mas 5 dias se passaram e ela começou a ficar doentinha e assim pedir muito pelo mama , implorar de maos juntas , meu marido disse para que eu deveria ser forte pq sabia que não ia ser fácil, e eu sem pensar duas vezes dei o mama! Afinal não foi assim que eu imaginei que iria ser nosso desmame então agora minha dúvida é que eu não sei como recomeçar, tentei negar o mama depois mas não quero ver minha filha sofrer e implorar por uma coisa que sempre foi tão boa pra nós duas !
    Tenho procurado na internet algum conteúdo que me ajudasse a passar por isso mas é difícil pq as pessoas desmamam muito mais cedo então a história nunca tem nada em comum com a minha, comprei o livro o mama é da mamãe em junho mas ela pegou raiva do livro eu acho,pq não quer nunca que eu leia ! Preciso de ajuda como eu consigo fazer um desmame total sem magoar minha filha ?

  59. Sueli Vieira dos santos em

    Oi meu nome é Sueli,tenho uma bebê de um ano e dois meses,ela quer o peito toda hora,penso muito em trabalhar mas está difícil,por que ela não pega mamadeira,já tentei de todas as formas pra ela aceitar outro leite,mas ela não pega,ela não toma leite… Quero muito um conselho,alguem aí pode me dar uma dica… obrigada

  60. Olá . Meu bebe tá com 7 meses. E ele acorda a noite toda pra mamar. Estou muito cansada , só que ao mesmo tempo eu amo dar de mama a ele pois ea melhor sensação . Só que não durmo mais devido a isso. Queria tirar ele, mas tô fazendo isso gentilmente , dando mais a mamadeira do que o peito. E de madrugada só dou a mamadeira. Ele não procura o peito , mas quem fica nervosa sou eu

  61. RAQUEL SANTANA CONSOLI em

    Boa Tarde,
    Estou numa situação muito difícil, minha bebê tem 1 ano e 3 meses e eu estava pensando em fazer apenas o desmame noturno por que ela também não dorme nada de noite, acorda muito. Mas agora descobri que estou grávida e minhas gravidezes sempre são de risco então preciso mesmo parar de amamentar. Estou sofrendo muito por que ela chora muito pedindo o peito, quando estou por perto. Alguém pode me ajudar a tornar esse momento menos traumático pra ela? 🙁

  62. JULCILENE DOS SANTOS EVANGELISTA em

    olá minha bb tem um ano e quatro meses fica na creche o dia inteiro das 7:30 às 16:45 quando esta comigo mama toda hora ,meus peitos que são bem pequenos sofrem de tanto que ela suga ,mas ate ai tudo bem o problema é de madrugada eu não posso me virar na ama que ela já fala _mamãe teto ou mamãe mamar kkkkkk ,é muito desgastante o que devo fazer? não quero tirar a mama dela agora mas gostaria que diminuísse as mamadas de madrugada.Me ajudem por favor!!!!

  63. Meu filho tá com 1ano e 06 meses e não consigo deixar de dar mama, pois ele é muito rude, fica muito nervoso e faz escandalo. Estou recebendo criticas por todos os lados, não sei mais o que fazer. Me indicaram viajar por três dias sem ele, outra dica foi passar babosa nos seios. E ai, o que devo fazer? Meu nome é kátia Dias

  64. poxa meu problema e bem maior estou tentando desmamar a minha filha desde 2 anos. ela já vai fazer 3 e ainda não consegui. já tentei tudo que me ensinaram, mas, minha bebe e extremamente inteligente e obstinada. O QUE EU FAÇO?

  65. Minha filha tem 4 meses e já comecei a desmamar pq já vou voltar p o trabalho, não tive dificuldades pq antes já dáva chazinho na chuquinha só dei o peito d madrugada pq está bem cheio meus seios e me dá um certo desconforto.
    Espero ter ajudado d alguma forma,boa sorte mamães

  66. Boa noite! Minha filha está com um ano e sete meses e preciso tirar o mama.. estou grávida de 15 semanas e meus seios estão extremamente doloridos.
    Parece que qnto mais tento tirar,mais apegada ela fica.
    Tá muito difícil!

Deixe aqui o seu comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.