Sempre tem um palpiteiro na família que vai aconselhar a mãe a desmamar quando aparecerem os dentinhos da criança. Isso, no entanto, não passa de um mito já que a amamentação deve ser o único alimento do bebê até ele completar o sexto mês de vida e, de forma complementar a outros alimentos, até os dois anos ou mais.
Fato é que quando aparecem os primeiros dentinhos, as mordidas acabam sendo inevitáveis. Sim, são doloridas e às vezes chegam a machucar de verdade os bicos. Essas mordidas costumam ocorrer entre o sexto e oitavo mês de vida do bebê justamente quando começam a aparecer os dentes.
Não quer dizer que o bebê não fazia esse movimento antes, mas só é notado pela mãe neste momento pois é quando começa a doer.
A recomendação de pediatras e consultores de amamentação é deixar claro para o bebê que doeu e, se for o caso, não oferecer o seio naquele momento. Não grite, mas seja enfática mostrando que machucou e que não pode morder.
Antes da próxima mamada, converse com o bebê e explique que a boquinha tem que ficar bem aberta e nada de mordidas. Ainda podem ocorrer mais alguns episódios, mas a tendência é que fiquem mais escassos já que a mãe retira o seio e mostra insatisfação com o que ocorreu.
Saiba que o problema é passageiro e que com carinho e paciência as mordidas vão cessar.